Aula de Matemática Virtual 0004 MMC conceito e regra prática
Aula de Matemática Virtual 0004 MMC conceito e regra prática
Canal youtube: Matemática AGC
https://www.youtube.com/watch?v=cqnNcsX-uKM&t=26s
Listas de estudos:
https://andersongcar02.wixsite.com/matematica-e-afins/top10
Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo
Rede Municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais
Professor: Anderson - Matemática e Reforço:https://www.youtube.com/watch?v=CPUQm7E3T30
Aula de Matemática Virtual 0004 MMC conceito e regra práticaIndicação: alunos de reforço de matemática ou a partir do 6º ano.
Mínimo Múltiplo Comum: é o menor múltiplo comum entre dois ou mais números.
Exemplo 1:
Múltiplos de 3, veja:
M(3) = { 3; 6; 9; 12; 15; 18; 21; 24; 27; 30; 33;... }
Múltiplos de 5, veja:
M(5) = { 5; 10; 15; 20; 25; 30; 35; 40; 45;... }
Alguns múltiplos comuns entre 3 e 5:
15; 30; ... , como 15 é o menor múltiplo comum, ele é o MMC, portanto o MMC(15;30) = 15.
Exemplo 2:
MMC de 2; 4 e 5, veja os múltiplos.
M(2) = {2; 4; 6; 8; 10; 12; 14; 16; 18; 20; 22;...}.
M(4) = {4; 8; 12; 16; 20; 24;...}.
M(5) = {5; 10; 15; 20; 25; 30;...}.
Vemos que o MMC(2;4;5) = 20 , apesar de termos outros múltiplos comuns não listados como 40 e 60.
Regra Prática:
Para acharmos o MMC , basta que façamos a fatoração dos números naturais ao mesmo tempo, procurando o menor primo que divide pelo menos um dos números, exemplo:
Para o MMC(2;4;5), fazemos:
2; 4; 5 | 2 : e dividimos pelos números.
1; 2; 5 | 2 : quando não dá divisão exata, descemos o número.
1; 1; 5 | 5
1; 1; 1 | : multiplicamos então pelos divisores achados, até que chegamos em 1 para todos, assim 2 x 2 x 5 = 20. E achamos o MMC(2;4;5) = 20.
Agora!
Veja o vídeo, basta clicar:
https://www.youtube.com/watch?v=CF01LlCkl2g
Para acharmos o MMC , basta que façamos a fatoração dos números naturais ao mesmo tempo, procurando o menor primo que divide pelo menos um dos números, exemplo:
Para o MMC(2;4;5), fazemos:
2; 4; 5 | 2 : e dividimos pelos números.
1; 2; 5 | 2 : quando não dá divisão exata, descemos o número.
1; 1; 5 | 5
1; 1; 1 | : multiplicamos então pelos divisores achados, até que chegamos em 1 para todos, assim 2 x 2 x 5 = 20. E achamos o MMC(2;4;5) = 20.
Agora!
Veja o vídeo, basta clicar:
https://www.youtube.com/watch?v=CF01LlCkl2g
Atividades :
1) Liste os 10 primeiros múltiplos de:
A) 2
B) 3
C) 4
D) 5
E) 7
F) 8
G) 12
2) Indique o MMC de:
A) MMC(2;3)
B) MMC(8;12)
C) MMC(3;4;12)
3) Use a regra prática para achar o MMC de:
A) MMC(3;5)
B) MMC(3;5;6)
4) Por que o MMC é importante para as frações?
5) Dê um exemplo de uso de MMC (fora frações).
3) Use a regra prática para achar o MMC de:
A) MMC(3;5)
B) MMC(3;5;6)
4) Por que o MMC é importante para as frações?
5) Dê um exemplo de uso de MMC (fora frações).
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