Aulas de Astronomia para os sétimos anos

EMIAM

MATEMÁTICA

===============

Professor Anderson, 18 julho 2021.



 Planetas do Sistema Solar


O Sistema Solar corresponde a um agrupamento de corpos celestes formado pelo sol, 8 planetas e seus satélites, asteroides, meteoros, cometas, etc.



Planetas em ordem do mais próximo para o mais afastado do sol:


Rochosos

Mercúrio,
Vênus ,
Terra,
Marte,

Gasosos

Júpiter,
Saturno,
Urano,
Netuno.

Movimentos dos Planetas

Rotação: movimento realizado em torno do seu próprio eixo, por analogia, como o movimento de um pião.

Translação: define o movimento que os realizam no sentido da órbita em torno do sol.

Estrelas

Corpos celestes que emitem luz própria, ao serem observados produzem uma variação de luz (cintilam). Quase não mudam de lugar com relação as estrelas próximas (constelações).

Planetas

Não cintilam como as estrelas. Quando observados durante alguns dias, conseguimos observar o movimento deles com relação às estrelas próximas, por isto são chamados de planetas que quer dizer errantes (que caminham entre as estrelas).

Corpos Mais Luminosos Vistos da Terra

O Sol sem dúvida nenhuma, 

a Lua

o Planeta Vênus também conhecido como a Estrela D'Alva (apesar de não ser estrela), na sequência,

a Estrela de Sírios (Gigante Azul), 

a Estrela de Canopos.


Curiosidades do Sistema Solar

A Lua tem aproximadamente o mesmo tamanho aparente do Sol, quando observada da terra apesar de o Sol ser milhares de vezes maior.

Fora o Sol, só a Lua e Vênus podem ser observados durante o dia.

A água líquida essencial para vida, só foi encontrada até agora no nosso planeta Terra, mas há outros corpos do Sistema Solar como a Lua Europa de Júpiter cuja superfície é formada praticamente só de água em forma de gelo e se acredita que portanto tenha mais água do que a Terra (gelo).

Saturno com seus anéis e a Terra são considerados os planetas mais bonitos.

Mercúrio é menos quente do que Vênus que está 2 vezes mais distante do Sol.

Você conhece outras curiosidades do Sistema Solar que não foram citadas? Se sim, deixe nos comentários. (Não esqueça de colocar nome, e turma).


===============

Professor Anderson, 19 julho 2021.



Agora vamos falar sobre:

Unidade Astronômica

A distância média entre o Sol e a Terra que é de cerca de 150.000.000 km, isto é cento e cinquenta milhões de quilômetros.

 Dizemos que se trata de uma média, pois o formato da órbita não é perfeitamente circular, e sim elíptica.



Conseguem perceber a diferença de circular para elíptico.


Asteroides

São corpos celestes que orbitam o sol. Eles não tem massa o suficiente para produzir uma força gravitacional o suficiente para 

poderem ter um formato arredondado como dos planetas.


Cinturão de Asteroides

Região entre os planetas Marte e Júpiter com uma concentração de asteiroides, desde pedregulhos (pedras) pequenas até alguns gigantes como o planeta anão Ceres que inclusive tem o formato arredondado.  Ceres só não pode ser chamado de planeta por que sua orbita está cheia de outros asteroides. 


Cinturão de Kuiper 

 


Além de Netuno temos uma outra concentração de asteroides que está entre 30 a 100 UA chamado Cinturão de Kuiper onde se localiza alguns outros asteroides grandes como o planeta anão Plutão.

Curiosidade: Plutão até a bem pouco tempo era considerado um planeta, mas pelo fato de não ter uma órbita limpa, foi rebaixado a planeta anão.


Núvem de Oort


Esta vasta região esférica dá origem aos cometas que de tempos em tempos devido à órbitas elípticas bem alongadas (excentricas) de alguns, chegam perto do sol e consequentemente da terra.

=============
Perguntas de Fixação

Observar a figura e responder:



1) Em que regiões vocês encontram os planetas rochosos e quais planetas são estes?

2) Qual Planeta Anão (não se considera planeta) foi durante muito tempo considerado planeta e qual região ele se encontra?

3) Qual outro planeta anão foi citado e sua respectiva região?

4) A Núvem de Oort  é considerada como a região de origem dos cometas, em que região ela se encontra?

===============

Professor Anderson, 21 julho 2021.

LOCALIZAÇÃO DE PLANETAS

Os planetas visíveis a olho nú, são os internos e portanto mais perto do Sol tais como: Mercúrio, Vênus (o mais visível) e Marte.

Dos planetas mais externos e gasosos, só Júpiter e Saturno são visíveis a olho nú. Os outros, neste caso, Urano e Netuno só são visíveis através de aparelhos tais como Lunetas e Telescópios.

A primeira coisa que devemos fazer é determinar os pontos cardeais. Onde fica o Norte, Sul, Leste e Oeste.

1º passo: procurar o sentido em que o Sol nasce.

2º passo: na posição de em pé apontar com o braço direito para este sentido.

3º passo: olhar para frente e estaremos olhando para o Norte.

4º passo: do lado oposto de Leste, temos o Oeste e do lando oposto do Norte temos o Sul.

Consulte em um mapa astronômico a posição dos Planetas, e lá será indicado a hora em que cada planeta poderá ser encontrado. 

Eu particularmente gosto de usar o aplicativo "Sky Portal" para celular. Inclusive estou observando para hoje 22 jul 2021 às 6:00 Mercúrio está visível no E (Leste, pois E é a inicial de east em inglês).

Neste aplicativo (gratuito) temos a opção "Compas" que quando ativada me mostrará no centro da tela qual astro está naquela direção como se eu fosse fotografá-lo.

Lembrando que quando o planeta ou a estrela estiver aparecendo só durante o dia, os mesmos não estarão visíveis.



===============

Professor Anderson, 22 julho 2021.

Matemática e Estatística do Sistema Solar

O Sistema Solar fica num dos braços da Via-Láctea. Ele é formado pelo Sol a única estrela, e mais de 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteróides, e os planetas com seus satélites. Pela ordem de distância do Sol os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, que era considerado um planeta, foi "rebaixado" na sua classificação astronômica.

Mercúrio, fica a 58.000.000 km do sol ou 0,4 UA. O seu dia (rotação em torno do próprio eixo) dura 58 dias e 16 horas, seu ano (translação) possui 87,97 dias terrestres. Recebe 7 vezes mais luz do Sol que a Terra. Temperatura pode chegar a mais de 400ºC no lado voltado para o Sol e no seu lado oposto a temperatura pode variar para 180ºC abaixo de zero.

Vênus, fica a 108 milhões de km do Sol ou 0,7 UA, é conhecido como Vésper ou ainda Estrela d'Alva ou Vespertina, pois é visível a olho nu à tarde ou ao amanhecer. O segundo planeta mais próximo do Sol é o sexto em tamanho - quase o mesmo da Terra. Não possui satélite, sua atmosfera é formada principalmente por gás carbônico e ácido sulfúrico, que criam um efeito estufa no planeta. Seu relevo é rochoso e vulcânico. Sua volta ao redor do Sol leva 224,7 dias terrestres. O seu dia, ou uma volta em torno de seu próprio eixo, leva 243,01 dias terrestres. A temperatura fica por volta de 460ºC, portanto o mais quente do sistema solar.

Terra, a nossa casa fica a 150 milhoes de km do Sol ou 1 UA, tem temperaturas da superfície variam de -70ºC a 55ºC com uma média de 15ºC. Possui um satélite: a Lua. A duração do seu dia (rotação) é de 23 horas e 56 minutos (aproximadamente 24 horas) a duração do seu ano (translação) é de 365 dias e 6 horas.

Marte é o quarto do Sistema Solar, fica a 230 milhões de Km ou 1,5 UA do Sol Com montanhas, desertos, calotas polares, vulcões, desfiladeiros e atmosfera rarefeita, as temperaturas variam entre -120º.C a 25º.C. Sua translação equivale a 686,98 dias terrestres, e a rotação dura 24 horas e 37 minutos. Possui dois satélites: Fobos e Deimos.


Os planetas Rochosos, são também conhecidos como planetas terrestres.


Júpiter
fica a 780 milhões de km do Sol ou 5,2 UA. Dentro dele caberiam 11 Terras. Acredita-se que ele represente 70% de toda a matéria que gira em torno do Sol. Sua temperatura é de -150º.C, com ventos de 500 km por hora. Translação de 11 anos e 315 dias terrestres, rotação de 9 horas e 56 minutos. Possui 79 luas ou satélites e três anéis formados por poeira e pedaços de rochas.

Saturno fica a 1 bilhão 429 milhões de km do Sol ou 9,5 UA do Sol. Rodeado por 7 anéis e bilhões de outros menores feitos de cristais de gelo e rocha. Temperatura de -150ºC e ventos de até 1.500 km por hora. Translação de 29 anos e 6 meses terrestres, rotação de 10 horas e 15 minutos. Possui 62 satélites.

Urano fica a 2,9 bilhões de km ou 19 UA do Sol, é o sétimo planeta do Sistema Solar, conhecido como planeta verde-azulado devido à composição de sua atmosfera: hidrogênio, hélio e um pouco de metano. Seu eixo é bastante inclinado, o que faz com que seu giro em volta do Sol seja feito de lado (deitado) praticamente horizontal. Sua rotação sobre seu eixo é de 98º em relação aos outros planetas (a inclinação da Terra é de 23º). Sua translação é 84 anos e 4 dias terrestres, e a rotação de 12 horas e 14 minutos. Temperatura aproximadamente de -216ºC. Possui 27 satélites e 10 anéis.

Netuno: fica a 4,5 bilhões de km ou 30 UA do Sol, é o oitavo planeta do Sistema Solar é o quarto em tamanho e possui 13 satélites naturais e cinco anéis. O planeta é azul: tem atmosfera de hidrogênio, um pouco de hélio e metano. As manchas escuras e nuvens brilhantes são formadas a partir das tempestades e ventos fortíssimos, de até 2.000 km/h. A temperatura é de -214º.C. Sua translação dura aproximadamente 165 anos terrestres e sua rotação é de 16 horas e 7 minutos.


Comparações:

Júpiter, o maior planeta do sistema solar, tem 71492 quilômetros de raio, 11 vezes maior que o raio do nosso planeta. Se fosse ôco, caberia mais de 2 mil Terras dentro dele! Saturno, o segundo maior planeta, não fica atrás. Seu raio é de 60268 quilômetros.

Bem menores, Urano e Netuno têm 51108 e 49538 quilômetros de raio, mesmo assim, aproximadamente 8 vezes maiores que Terra. A figura mostra bem o quanto somos pequeninos perto desses gigantes de gás !

Responda

1) O planeta mais quente?

2) O maior planeta?

3) Em ordem crescente de tamanho?

4) Em ordem descrente de distância ao Sol?

5) Os mais parecidos com a Terra?

6) O mais parecido com a Terra em termos de Temperatura?

7) O planeta mais inclinado?

8) Qual a distância equivalente a uma UA (unidade astronômica)?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aula de Matemática Virtual 0001 Quarentena - EMIAM

Aulas de reforço nonos anos - EMIAM - prof Anderson